29-11-2007, 22:35
Eu tenho em paperback, já há uns anos. Ontem também arranjei em formato electrónico; daqui a pouco vou organizar e pôr no sítio do costume.
Para as "massas" que lerem isto se cultivarem: há 4 comics que, nos anos 80, fizeram, pela primeira vez desde os anos 50, que as pessoas (algumas, pelo menos) vissem os comics como algo não necessariamente para crianças. São 4 comics tão adultas (e não me refiro aqui a violência ou sexo, se bem que também não estão desprovidas disso), tão inteligentes, com tantas "layers" (como as cebolas e os ogres), que é graças a elas que hoje em dia existem comics não orientadas para crianças (e fora do Japão).
São elas (sem ser por qualquer ordem):
- Batman: The Dark Knight Returns, de Frank Miller e Lynn Varney
- Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons
- Kingdom Come, de Alex Ross e Mark Waid (aqui ponho o artista primeiro, porque o Waid, que é sem dúvida um grande autor, neste caso só escreveu os diálogos; todo o plot é do Ross)
- Maus, de Art Spiegelman (e tenho de admitir que ainda não li este; mea culpa)
Para as "massas" que lerem isto se cultivarem: há 4 comics que, nos anos 80, fizeram, pela primeira vez desde os anos 50, que as pessoas (algumas, pelo menos) vissem os comics como algo não necessariamente para crianças. São 4 comics tão adultas (e não me refiro aqui a violência ou sexo, se bem que também não estão desprovidas disso), tão inteligentes, com tantas "layers" (como as cebolas e os ogres), que é graças a elas que hoje em dia existem comics não orientadas para crianças (e fora do Japão).
São elas (sem ser por qualquer ordem):
- Batman: The Dark Knight Returns, de Frank Miller e Lynn Varney
- Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons
- Kingdom Come, de Alex Ross e Mark Waid (aqui ponho o artista primeiro, porque o Waid, que é sem dúvida um grande autor, neste caso só escreveu os diálogos; todo o plot é do Ross)
- Maus, de Art Spiegelman (e tenho de admitir que ainda não li este; mea culpa)
"Being based on history, the stages of the game will also be based on battles which actually took place in ancient Japan. So here's this giant enemy crab..."