05-03-2007, 16:04
É como disse no primeiro post da thread: alguns jogos são "assustadores", para mim, mais pela antecipação e pela atmosfera do que outra coisa. "Gore", por outro lado, não me impressiona. Curiosamente, filmes de terror não me "assustam" nada; para mim, o facto de ser EU que lá estou faz uma diferença enorme.
Por exemplo, dos Resident Evils, para mim, só um é que é realmente assustador: o primeiro. Especialmente no remake na GC. Os outros, talvez por não terem ambientes tão claustrofóbicos, não têm esse efeito. Mas o primeiro, dentro daquela mansão... brrr.
Lembrei-me de outro jogo: um nível de um Jurassic Park, para PC (ainda em DOS), que era tipo first person shooter. Via-se MUITO mal, era tudo escuro, e os velociraptors eram rapidíssimos, além de que em geral só os víamos quando nos estavam a morder - basicamente, uma boca enorme cheia de dentes, no ecrã. O jogo assustava porque eles podiam estar em qualquer lado.
Lembro-me também de uma total conversion do primeiro Doom, o Aliens Doom (acho que se chamava assim). Tinha montes de sons tirados dos filmes, e um detalhe interessante: no primeiro nível, apesar de haver imensos sons de aliens, gritos, tiros à distância, e afins, não havia um único inimigo. Claro que na altura não se sabia isso, e, por isso, quanto mais se avançava mais estávamos à espera de levar com um facehugger ou um alien propriamente dito... e pelos sons eles estavam próximos, e havia gente a morrer vítima deles ali perto...
You had to be there.
Por exemplo, dos Resident Evils, para mim, só um é que é realmente assustador: o primeiro. Especialmente no remake na GC. Os outros, talvez por não terem ambientes tão claustrofóbicos, não têm esse efeito. Mas o primeiro, dentro daquela mansão... brrr.
Lembrei-me de outro jogo: um nível de um Jurassic Park, para PC (ainda em DOS), que era tipo first person shooter. Via-se MUITO mal, era tudo escuro, e os velociraptors eram rapidíssimos, além de que em geral só os víamos quando nos estavam a morder - basicamente, uma boca enorme cheia de dentes, no ecrã. O jogo assustava porque eles podiam estar em qualquer lado.
Lembro-me também de uma total conversion do primeiro Doom, o Aliens Doom (acho que se chamava assim). Tinha montes de sons tirados dos filmes, e um detalhe interessante: no primeiro nível, apesar de haver imensos sons de aliens, gritos, tiros à distância, e afins, não havia um único inimigo. Claro que na altura não se sabia isso, e, por isso, quanto mais se avançava mais estávamos à espera de levar com um facehugger ou um alien propriamente dito... e pelos sons eles estavam próximos, e havia gente a morrer vítima deles ali perto...
You had to be there.
"Being based on history, the stages of the game will also be based on battles which actually took place in ancient Japan. So here's this giant enemy crab..."