15-01-2006, 10:25
Desculpa, Kanzentai, mas o Tyrian e o JNG são *muito* semelhantes. Estás-te a focar demais no facto de um ser vertical e outro horizontal. Ambos têm, por exemplo, a questão do dinheiro, e montes de armas "upgradáveis". Mas este vai mais longe por ter vários pontos da nave onde se podem pôr armas diferentes, fazendo um número enorme de combinações, e depois ainda por cima é preciso jogar com o calor - se se põe grandes armas e não se investe no sistema de arrefecimento, acabamos a só poder fazer "bursts", em vez de estar sempre ou quase sempre com o dedo no botão.
E tem montes de decisões a tomar; por exemplo, há um item caríssimo, que está disponível logo de início (mas no início não há dinheiro para ele), que é um cartão de sócio de uma organização comu... hã... de caçador de recompensas. É mesmo caro, não dá poder nenhum, e no início é praticamente loucura gastar nisso o que pode ir para preciosas armas. A vantagem? Simples, certos inimigos passam a ser identificados no jogo como "criminosos procurados", e valem mais. Além disso, em cada nível normalmente há um "super-criminoso procurado", que até é identificado (com foto, crimes cometidos, etc.), e vale um bom dinheiro - um só não compensa o custo do cartão, mas em N níveis, já compensa. É uma decisão a tomar.
Depois, tecnicamente, este é provavelmente o melhor shoot 'em up que já vi. O Tyrian era fantástico, em 94; este é o equivalente de 2004/5, com tecnologia actual. Nem imaginam os níveis que já vi, nem imaginam a quantidade e variedade e tamanho de coisas que já destruí. E tem uma atenção ao detalhe fantástica - por exemplo, há montes de missões de bombardeamento, em que os inimigos principais estão no chão, e há instalações e canhões e afins para destruir. Mas uma óptima forma de o fazer é destruir os inimigos aéreos, e fazer com que caiam em cima dos no chão. Dá um efeito lindo, com explosões no ar, seguidas de mais explosões no chão, que normalmente provocam outras explosões em cadeia. Hmm... explosões.
rufferto: é certo, não é um jogo para relaxar, como fazes com o Atomic Tank, com música (e eu já o fazia com o primeiro Sango, há muitos anos); este precisa de atenção total, há decisões a tomar, e (no nível médio, em que estou a jogar - não experimentei nem no fácil nem no difícil, ainda) é BEM DIFÍCIL - é jogo para acabar certos níveis quase a suar com o esforço.
Já agora, Kanzentai, se bem que eu continuo a aconselhar não jogar com o rato (teclas dão-me um controlo preciso perfeito), aquilo de que te queixaste, de ele responder mal, é por ainda não teres feito nenhum dos upgrades às asas e ao motor da nave. It's a feature, not a bug.
E tem montes de decisões a tomar; por exemplo, há um item caríssimo, que está disponível logo de início (mas no início não há dinheiro para ele), que é um cartão de sócio de uma organização comu... hã... de caçador de recompensas. É mesmo caro, não dá poder nenhum, e no início é praticamente loucura gastar nisso o que pode ir para preciosas armas. A vantagem? Simples, certos inimigos passam a ser identificados no jogo como "criminosos procurados", e valem mais. Além disso, em cada nível normalmente há um "super-criminoso procurado", que até é identificado (com foto, crimes cometidos, etc.), e vale um bom dinheiro - um só não compensa o custo do cartão, mas em N níveis, já compensa. É uma decisão a tomar.
Depois, tecnicamente, este é provavelmente o melhor shoot 'em up que já vi. O Tyrian era fantástico, em 94; este é o equivalente de 2004/5, com tecnologia actual. Nem imaginam os níveis que já vi, nem imaginam a quantidade e variedade e tamanho de coisas que já destruí. E tem uma atenção ao detalhe fantástica - por exemplo, há montes de missões de bombardeamento, em que os inimigos principais estão no chão, e há instalações e canhões e afins para destruir. Mas uma óptima forma de o fazer é destruir os inimigos aéreos, e fazer com que caiam em cima dos no chão. Dá um efeito lindo, com explosões no ar, seguidas de mais explosões no chão, que normalmente provocam outras explosões em cadeia. Hmm... explosões.
rufferto: é certo, não é um jogo para relaxar, como fazes com o Atomic Tank, com música (e eu já o fazia com o primeiro Sango, há muitos anos); este precisa de atenção total, há decisões a tomar, e (no nível médio, em que estou a jogar - não experimentei nem no fácil nem no difícil, ainda) é BEM DIFÍCIL - é jogo para acabar certos níveis quase a suar com o esforço.
Já agora, Kanzentai, se bem que eu continuo a aconselhar não jogar com o rato (teclas dão-me um controlo preciso perfeito), aquilo de que te queixaste, de ele responder mal, é por ainda não teres feito nenhum dos upgrades às asas e ao motor da nave. It's a feature, not a bug.
"Being based on history, the stages of the game will also be based on battles which actually took place in ancient Japan. So here's this giant enemy crab..."