13-07-2005, 13:39
Kanzentai Wrote:mas não há risco, os trunfos só se jogam como as copas na copa: quando não se pode assistir... e a copa é uma coisa, é OUTRO jogo.
Aliás, a sueca joga-se a pares e ou se tem uma sorte do caraças e uma sinergia descomunal com o parceiro ou não há perícia que salve Roma das invasões bárbaras. :?
Nao! Para as tres coisas.
Nao e' so' quando nao se tem de um naipe que se pode jogar copas. Pode haver uma puxada de copas.
O conjunto de regras para o naipe de copas e' igual ao conjunto de regras para os outros naipes. A diferenca esta' quando se conta no fim o numero de copas que cada um apanhou.
E' claro que como a copa e' um naipe "especial" isso faz com que se mude a estrate'gia de jogar (e apanhar) copas mas as regras sao as mesmas.
Os trunfos tambem servem para cortar jogadas em que nao se faz nem um unico ponto. Esses casos sao de estrate'gia (ja' sei que isso passa ao lado de duas das pessoas que estao a meter comentarios ), para se poder apanhar o jogo e iniciar a pro'xima jogada ou para se parar o jogo que o adversa'rio esta' a fazer.
Nos dois jogos a sorte tem uma grande influencia mas nao e' o mais importante.
Por exemplo e' bem mais importante saber o que ja' "saiu".
rufferto Wrote:Mas isso assim não fica um bocado fácil para fazer batota? Como é que os outros jogadores podem saber se uma pessoa que jogue um trunfo não tem realmente uma carta do naipe da que foi lançada? Honour system? Eu cheguei a jogar assim à bisca, fazendo coisas do tipo de jogar a manilha depois de o outro jogar o ás, e o certo é que o outro fazia igual que as vitórias eram repartidas.
As vito'rias so' sao repartidas se os dois jogadores forem um tao bom como o outro (ou tao maus).
rufferto Wrote:Mas quando tentei explicar isso ao Cobaia ele disse logo que falar-lhe de honra era como falar de música a um surdo, e que a gente jogava mas era a carta que nos desse mais jeito.
Acho que a comparacao era mais do ge'nero "como um surdo a explicar-me o que e' mu'sica". :lol:
Parece que tu nao percebeste nada do que eu te disse. Nem fui so' eu que te tentou explicar isso. Ca' vai mais uma tentativa:
Em jogos de cartas ha' duas situacoes que podem acontecer inicialmente ou durante o decorrer do jogo.
1- Ha' um monte com cartas para biscar.
2- Nao ha' um monte com cartas para biscar. Todas as cartas ou ja' foram jogadas ou estao nas maos dos jogadores.
Dai vem uma coisa fundamental para todos estes jogos de cartas (sueca, copa, bisca(s), etc).
Quando na situacao 1 a pessoa nao assiste e mais tarde joga uma carta do naipe a que antes nao assistiu, essa pessoa pode nessa altura dizer "antes nao tinha mas bisquei e agora tenho".
Na situacao 2 isso nunca pode acontecer.
E' por isso que jogos como a bisca tem a regra de que enquanto o monte de biscar esta' la' nao e' obrigato'rio assistir; quando o monte desaparece e' obrigato'rio assistir.
(Acham que este post e' longo e um bocado disconexo? Bem talvez... )