27-05-2012, 10:18
Jason goes to Hell: The Final Friday
Ano: 1993
Bodycount de vítimas: 20
Este é o filme em que as coisas começam a ficar realmente estranhas. De alguma forma o Jason está novamente inteiro e de volta a Crystal Lake, preparado para matar uma moça prestes a entrar para a banheira. A moça consegue fugir de casa a correr, sempre com a toalha bem enrolada à volta do corpo, até que chega a uma clareira. Aí descobre-se que é uma armadilha do FBI para o Jason, que é fuzilado e literalmente feito em pedaços. Parece-me um plano muito perigoso para a agente que serviu de isco, mas o certo é que funcionou. Os restos mortais do Jason são então levados para uma morgue no Ohio, onde o médico legista lhe faz a autópsia. Bom, já todos devem ter visto episódios suficientes do CSI para saber como estas coisas são, por isso não é preciso dar grandes explicações. Basta dizer que o médico devora o coração do Jason e fica possuído pelo espírito dele.
Enquanto o Jason, no seu novo corpo, regressa a Crystal Lake, matando alguns jovens imberbes pelo caminho para não perder a prática, um caçador de recompensas chamado Duke explica num programa de televisão que o Jason Vorhees tem poder para saltar de corpo para corpo e que só ele sabe a forma de o matar de vez. O jornalista oferece-lhe 500 mil dólares para o fazer. De onde veio esta ideia de o Jason trocar de corpos ninguém sabe, muito menos como o Duke está tão bem informado.
Já de volta a Crystal Lake, o Jason decide mudar de corpo. A mudança é feita através de um bicho meio parecido com um chestburster que sai da boca do corpo atual e entra na do novo corpo, e nas trocas seguintes basta segurar a cabeça da vítima e passar o bicho, mas esta primeira é um pouco diferente. O Jason despe a vítima, amarra-a a uma mesa, faz-lhe a barba e o bigode (com espuma de barbear e tudo) e só depois faz a transferência. A única explicação é que o Jason quisesse experimentar a sensação de estrear um novo corpo estando nu, atado a uma mesa e com a barba feita.
O Jason segue então para casa de uma empregada de mesa, com a qual o Duke já tinha falado, pelo que se percebe que tem alguma coisa a ver com esta história. Enquanto o Jason a está a tentar matar aparece o Steven, ex-namorado da filha, que luta com o Jason e o empurra pela janela, mas não antes de ele conseguir matar a mulher. Surge então a polícia, que naturalmente conclui que o Steven é o assassino e o prende. Na cela ao lado está o Duke, que explica então que a empregada de mesa era a única irmã do Jason. Essa irmã tinha uma filha (a tal ex-namorada do Steven), que por sua vez tem uma filha bebé, de quem o Steven é o pai. A irmã morta, a filha e a neta são as únicas parentes que o Jason tem, o que é importante já que só um parente do Jason o pode matar permanentemente. Por outro lado, se o Jason se conseguir apoderar do corpo de um parente, pode renascer na sua forma clássica. Isto tudo é contado pelo Duke na prisão ao Steven, o namorado da sobrinha do Jason, em troca de dedos partidos. Por cada nova informação o Steven tem de deixar o Duke partir-lhe um dedo. Qual a lógica disto? Pois...
O Steven e o Duke fogem da prisão e seguem para a antiga casa dos Vorhees, onde encontram um Necronomicon (em BD existem crossovers do Jason com o Freddy Krueger e o Ash dos Evil Dead). Fica assim implícito que a mãe ou o pai do Jason tenham usado magias de lá quando ele se afogou e que por isso é que ele ficou como está. O Duke dá também à sobrinha do Jason uma adaga especial, pelos vistos saída também do mundo dos Evil Dead, com a qual ela pode matar o Jason. Long story short, o Jason consegue entrar no corpo da irmã morta e voltar à sua forma clássica, com roupa, máscara e tudo, mas no fim a sobrinha espeta-lhe a adaga. Aí veem-se luzinhas a saírem dele na direção do céu e aparecem umas mãos do chão que o arrastam para baixo, supostamente para o inferno. Na cena final só resta a máscara do Jason no chão, quando surge a mão do Freddy Krueger a puxá-la para baixo. Isto indicava que o próximo filme seria o tão aguardado Freddy x Jason, mas como houve problemas com o argumento acabou por sair o 10.º Sexta-feira 13 primeiro. Enfim, não estou a ver como é que as coisas podem ficar mais ridículas, acho que só mesmo se o filme for passado no espaço.