25-05-2012, 15:25
Friday the 13th: The Final Chapter
Ano: 1984
Bodycount de vítimas: 13
O filme começa quando o Jason acorda na morgue, mata o médico e a enfermeira e foge. É um pouco estranho que a polícia chegue à cena do crime de manhã e só leve o Jason para a morgue à noite, mas tal como o Ed Wood dizia ninguém repara nessas coisas, o que interessa é the big picture. Além de que mais estranho é que a polícia não vá à procura do Jason depois de ele desaparecer da morgue juntamente com o médico e a enfermeira que matou. Ainda que o Jason tenha limpo o sangue e conseguido de alguma forma esconder os corpos, seria de esperar que o desaparecimento de um assassino em massa antes da autópsia levantasse alguma curiosidade. Oh well.
Enquanto o Jason regressa ao mato, eis que chega mais um grupo de seis jovens para passar o fim-de-semana ou umas férias. Não é explicado nem realmente interessa. Entre eles encontra-se o grande Crispin Glover, que será para sempre o George McFly, e que aqui tem finalmente oportunidade de demonstrar as suas técnicas de dança. Na casa em frente mora o Corey Feldman, o que significa que o filme conta com dois atores conhecidos!
O filme segue então o seu curso, com os jovens a darem as tradicionais banhocas em pelota no lago, a conhecerem-se mais intimamente e a serem inevitavelmente mortos um a um pelo Jason. Pelo meio há um moço que anda à caça do Jason para vingar a irmã, morta no segundo filme. Dou aqui a palavra ao markm-45, utilizador do IMDb:
If you ever need to avenge your sister's death, just follow Rob's great example:
1) Track down homicidal killer.
2) Try to fight seemingly unkillable maniac in an enclosed space with a small pocket-knife.
3) Stand there yelling "HE'S KILLING ME! HE'S KILLING ME!"
4) ????
5) Sister avenged!
Com o Rob morto ficam a restar apenas dois personagens vivos, a Trish e o irmão Tommy (o Corey Feldman). A Trish está prestes a ser morta pelo Jason quando aparece o Tommy com a cabeça rapada, fora uns tufos que escaparam, para tentar confundir o Jason. Que a Ginny se tenha disfarçado de mãe do Jason no segundo filme até compreendo, mas disfarçar-se do próprio em criança parece-me menos lógico. Seja como for o truque funciona e o Tommy consegue dar uma boa machetada na cabeça do Jason. Para todos os efeitos o Jason devia estar mais que morto, mas como ainda mexe um pouco a mão o Tommy demonstra ser o único personagem com miolos e desfá-lo à machetada, enquanto a irmã lhe pede para parar. Onde já se viu, continuar a bater num assassino em massa que talvez até já esteja morto?
O filme termina no hospital, com o médico a tranquilizar a Trish dizendo-lhe que o que aconteceu com o irmão foi normal, dado que ele estava sob muito stress. A cena final é a Trish abraçada ao Tommy e este a olhar para a câmara com um ar de psicopata tipo Renato Seabra. Enfim, possivelmente era o Corey Feldman que estava mal do estômago, não acredito que estejam a pensar tornar o Tommy num novo Jason. De certeza que o póster é só para enganar.