25-05-2012, 10:55
Friday the 13th Part III
Ano: 1982
Bodycount de vítimas: 12
A tagline sobre a nova dimensão é porque teoricamente este filme é em 3D, tal como o Jaws 3, que saiu no ano seguinte. Destaco também que o segundo filme era a Parte 2 enquanto este é a Parte III. Muito mais épico!
A história começa no dia em que a Ginny é levada para o hospital, com a indicação de "multiple stab wounds". O Jason, que de um dia para o outro cresceu 10 centímetros e ficou mais encorpado, arranja farpelas novas e volta para os arredores do lago para continuar as suas matanças sossegado. Felizmente não tem de esperar muito para encontrar novas vítimas, já que mais um grupo de jovens imberbes decide passar um fim-de-semana relaxante mesmo ao pé dele. Quanto à machetada que tinha levado na noite anterior e que mataria qualquer um, suponho que tenha walked it off.
O filme é marcante já que é aqui que o Jason passa a usar a máscara de hóquei no gelo, que tira a um dos moços. A juntar a este look definitivo temos também que o Jason fica retard strong. Enquanto que no filme anterior parecia não ser muito mais forte que o namorado da Ginny, neste consegue esmagar a cabeça de um moço com as mãos, fazendo-lhe saltar um olho (suponho que para aproveitar o 3D).
Fora isso, o filme resume-se muito rapidamente. A heroína é a Chris, que dois anos atrás foi surpreendida perto do "Crystal Lake Camp" pelo Jason, na altura sem o saco, que a agarrou e a fez desmaiar de medo. Ela acordou na própria cama e os pais tentaram convencê-la que foi tudo um sonho, mas ela garante que foi real e quer voltar ao local do crime para superar o seu medo de homens grandes e disformes que gostam de agarrar jovens indefesas no mato. Good luck with that. Ela depois reconhece o Jason quando este tira momentamente a máscara, o que sugere que a experiência dela aconteceu mesmo, mas nesse caso não se percebe como ela sobreviveu e como foi acordar na sua cama.
Na batalha final a Chris dá uma boa machadada na cabeça do Jason, que ainda dá uns passos na direção dela antes de tombar inerte. "That ought to do it" de novo e, tal como no primeiro filme, a rapariga decide enfiar-se numa canoa e ir dormir para o lago. Eram os 80's, e nessa altura era assim que o pessoal se recompunha depois de uma noite em que namorado e amigos são brutalmente assassinados. Ainda há tempo para mais um sonho, em que a Chris vê o Jason dentro de casa a olhar para ela antes de ser agarrada pelo cadáver da mãe (com cabeça) que salta da água, e o filme termina com a moça a ser levada pela polícia enquanto o Jason continua no mesmo sítio ainda com o machado espetado na testa. Parece-me claramente morto, só espero que isto não seja daquelas coisas em que o Jason acorda na morgue, mata o médico e a enfermeira e foge.