25-05-2012, 09:48
Friday the 13th Part 2
Ano: 1981
Bodycount de vítimas: 9 confirmadas e 1 possível
Este é então o primeiro dos Sextas-feiras 13 a ter o Jason Vorhees como assassino, embora ainda sem a famosa máscara de hóquei no gelo. Neste usa um saco de pano na cabeça com um buraco para ver. A sério. O filme começa com o Jason a ir a casa da Alice, a única sobrevivente do primeiro filme, para ajustar contas com ela. A Alice ainda protesta "Isto não faz sentido nenhum! Se me querias matar, por que é que não o fizeste quando eu passei a noite a dormir sozinha no acampamento depois de ter decapitado a tua mãe? A polícia só chegou na manhã seguinte. E como é que soubeste onde eu moro e encontraste a minha casa? Não é suposto nem sequer saberes ler?" mas o Jason mata-a mesmo, quiçá para tentar ocultar todos estes plot holes.
Depois do primeiro filme o "Crystal Lake Camp" adquiriu alguma má fama entre os locais, que o consideram amaldiçoado e altamente perigoso, mas pelos vistos o acampamento mesmo ao lado é perfeitamente seguro, já que é ocupado por mais um grupo de jovens imberbes que o querem preparar para receber miúdos no verão. Vendo o grupo é fácil perceber quem sobrevive (a Ginny) e quem é a moça que irá tomar banho nua no lago, pelo que passado alguns minutos, quando a meio de um passeio noturno a rapariga resolve despir-se e dar um mergulho, eu pude dizer "Ah! I knew it!".
Como é apanágio nestes filmes o Jason vai matando o pessoal todo de surpresa, tanto assim que fora o casal principal ninguém sobrevive mais de 10 segundos depois de perceber que algo de errado se está a passar. No final, depois de ferir o Jason com uma motossera e de o pôr KO com uma cadeirada, a heroína foge do acampamento a correr à toa e vai parar justamente à casa do Jason (what were the odds?), onde encontra uma espécie de altar dedicado à cabeça da mãe dele. Com o Jason em vias de arrombar a porta, e depois de minutos antes não ter sido capaz de pegar de novo na motossera e matá-lo, a moça de alguma forma tem presença de espírito para vestir o pullover da mãe, ajeitar o cabelo para ficar parecida e falar ao Jason como se fosse a mãe dele. Com isto ela consegue ganhar tempo até o namorado voltar, e nessa altura já tem inteligência suficiente para o ajudar dando uma boa machetada de cima para baixo no Jason, que o corta do ombro até quase ao coração. "That ought to do it", pensam eles, e voltam para o acampamento, sem sequer pensarem em trazer com eles o cadáver da banhista que o Jason tinha posto junto ao altar à mãe, muito menos verificar se o Jason estava efetivamente morto.
O final é um pouco confuso. Estão eles já de volta ao acampamento quando o Jason arrebenta uma janela em câmara lenta e agarra a moça. Aí a ação avança para a manhã seguinte, com a rapariga a ser posta numa ambulância enquanto pergunta pelo namorado. Será que esta parte foi um sonho, tal como o que a Alice teve após matar a Mrs Vorhees, e que o namorado sobreviveu? Será que foi real, que o Jason matou o namorado da Ginny e que de alguma forma ela conseguiu escapar? No início do terceiro filme vê-se uma reportagem em que dizem que a Ginny sobreviveu a "multiple stab wounds", sendo que durante este filme o Jason basicamente não lhe chega a tocar. Será então que foi ferida depois de o Jason entrar pela janela? Mas nesse caso, como é que ela não foi morta? Deu-lhe só umas facadazitas e foi-se embora? O mínimo que se pode dizer é que estamos perante um filme consistente, já que tanto o princípio como o fim não têm a mínima lógica.