06-11-2009, 19:22
(This post was last modified: 06-11-2009, 19:27 by Dehumanizer.)
Curiosidade (mas sem revelar grandes segredos): qual é o problema de se gerar um mapa bidimensional aleatoriamente?
Determinar o tipo (montanha, planície, floresta, etc.) de cada quadrado do mapa de forma aleatória é facílimo, mas o mapa ficará completamente irrealista, já que cada quadrado tem chances iguais de ser qualquer dos tipos, e isso fará imensos mini-desertos (de 1 quadrado), imensas mini-planícies, e assim por diante. Um mapa fica muito mais fixe se os tipos de terreno se agruparem em "manchas"...
Curiosamente, resolvi essa questão (se bem que há algo que ainda posso melhorar) em 2005, num gerador que tinha aqui esquecido no servidor desde essa altura (e ainda demorei hoje uns bons 15 minutos a entender como é que tinha feito aquilo). A parte gráfica, e as ideias para tornar isto uma ferramenta realmente útil (para RPGs, por exemplo), no entanto, são tudo trabalho de hoje.
Determinar o tipo (montanha, planície, floresta, etc.) de cada quadrado do mapa de forma aleatória é facílimo, mas o mapa ficará completamente irrealista, já que cada quadrado tem chances iguais de ser qualquer dos tipos, e isso fará imensos mini-desertos (de 1 quadrado), imensas mini-planícies, e assim por diante. Um mapa fica muito mais fixe se os tipos de terreno se agruparem em "manchas"...
Curiosamente, resolvi essa questão (se bem que há algo que ainda posso melhorar) em 2005, num gerador que tinha aqui esquecido no servidor desde essa altura (e ainda demorei hoje uns bons 15 minutos a entender como é que tinha feito aquilo). A parte gráfica, e as ideias para tornar isto uma ferramenta realmente útil (para RPGs, por exemplo), no entanto, são tudo trabalho de hoje.
"Being based on history, the stages of the game will also be based on battles which actually took place in ancient Japan. So here's this giant enemy crab..."